O Projeto-modelo

Perguntas chaves: Como construir casas de alta tecnologia em uma área histórica (no Ribeirão da Ilha)? E como promover um habitat de baixo custo utilizando tecnologias sustentáveis brasileiras?

Desenvolvimento do projeto-modelo

Na tentativa de responder a essas perguntas e as demais originadas do mapa conceitual, propomos a implantação de um projeto-modelo que poderia ser edificado em qualquer outro centro histórico. O projeto-modelo esquematiza dois principais centros de funcionamento integrado: o primeiro destinado ao ensino da cultura local com suas respectivas atividades tradicionais, e o segundo, destinado a moradias fixas e temporárias.

Nesse centro educacional os professores seriam os próprios trabalhadores das atividades tradicionais, que se tornariam difusores de sua cultura, preservando-a e integrando-a com uma nova geração de aprendizes. O projeto também visa parceria com instituições de ensino superior que promoverão intercâmbio de seus alunos a esses centros tradicionais, onde a técnica e a prática aliada a pesquisa façam com que a atividade se desenvolva, onde todos os participantes se beneficiam.

O segundo centro se destina a um conjunto de residências, para moradores permanentes e itinerantes. A forma e desenho de cada conjunto, como também as características arquitetônicas, são definidas de acordo com as atividades a qual o projeto se destina. Para proporcionar a interação entre tradicional e desconhecido, promove-se a moradia conjunta, onde a cada cinco moradias permanentes uma será destinada a um usuário desconhecido interessado em conviver com a cultura local por um período pré-determinado.

Aplicação do projeto-modelo no Ribeirão da Ilha

Entendendo o Ribeirão da Ilha como um dos núcleos polarizadores da cultura açoriana e da maricultura, o projeto-modelo seria implantado como resposta às necessidades de preservação da cultura açoriana, como também à demanda de residências para os trabalhadores envolvidos na atividade.

  • Para quem?

Nossa habitação social será destinada aos maricultores da região e a estudantes que estejam envolvidos com a proposta do conjunto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s