Perguntas chaves: Como construir casas de alta tecnologia em uma área histórica (no Ribeirão da Ilha)? E como promover um habitat de baixo custo utilizando tecnologias sustentáveis brasileiras?
Desenvolvimento do projeto-modelo
Na tentativa de responder a essas perguntas e as demais originadas do mapa conceitual, propomos a implantação de um projeto-modelo que poderia ser edificado em qualquer outro centro histórico. O projeto-modelo esquematiza dois principais centros de funcionamento integrado: o primeiro destinado ao ensino da cultura local com suas respectivas atividades tradicionais, e o segundo, destinado a moradias fixas e temporárias.
Nesse centro educacional os professores seriam os próprios trabalhadores das atividades tradicionais, que se tornariam difusores de sua cultura, preservando-a e integrando-a com uma nova geração de aprendizes. O projeto também visa parceria com instituições de ensino superior que promoverão intercâmbio de seus alunos a esses centros tradicionais, onde a técnica e a prática aliada a pesquisa façam com que a atividade se desenvolva, onde todos os participantes se beneficiam.
O segundo centro se destina a um conjunto de residências, para moradores permanentes e itinerantes. A forma e desenho de cada conjunto, como também as características arquitetônicas, são definidas de acordo com as atividades a qual o projeto se destina. Para proporcionar a interação entre tradicional e desconhecido, promove-se a moradia conjunta, onde a cada cinco moradias permanentes uma será destinada a um usuário desconhecido interessado em conviver com a cultura local por um período pré-determinado.
Aplicação do projeto-modelo no Ribeirão da Ilha
Entendendo o Ribeirão da Ilha como um dos núcleos polarizadores da cultura açoriana e da maricultura, o projeto-modelo seria implantado como resposta às necessidades de preservação da cultura açoriana, como também à demanda de residências para os trabalhadores envolvidos na atividade.
- Para quem?
Nossa habitação social será destinada aos maricultores da região e a estudantes que estejam envolvidos com a proposta do conjunto.